20ª Sessão Ordinária de 13/07/2020 O Presidente da Câmara, Vereador Wanio Effting (PSD) comunicou que a Prestação de Contas da Câmara Municipal, competência junho/2020, foi deixada à disposição no setor de contabilidade e no Portal da Transparência. Também destacou o saldo financeiro em Caixa no valor de R$ 107.149,63 no fim do dia 30 de junho. Em análise aos projetos de Plano Diretor de São Martinho, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final enviou os pareceres favoráveis para dar continuidade aos trâmites. Além disso, mandou algumas emendas, que corrigem falhas na redação do projeto, propõe modificações na parte de Proteção ao Meio Ambiente e inclusão na parte de Desenvolvimento Econômico para acrescentar o fomento aos serviços intermediários. Nessa quarta-feira, dia 15 de julho, será realizada uma reunião entre os vereadores e os responsáveis técnicos pelo projeto, para um estudo mais aprofundado. Logo depois do recesso parlamentar, os projetos irão para votação, já no mês de agosto. A Vereadora Anelise Wiemes (PL) expressou sua indignação a prática de “rinha de galo” ocorrido no sábado 11 de julho, um crime ambiental previsto na Lei Federal nº 9.605/1998. Ela declarou que espera que os envolvidos sejam punidos e considerava que os animais não podem ser sacrificados. O crime aconteceu antiga propriedade do Sr. Livino Laurindo, onde foram resgatados 38 galos. O Vereador Wilson Newton Schmitz (Cidadania) agradeceu ao Deputado Estadual Julio Garcia pelo recurso destinado à APAE no valor de R$300.000,00 vindo para a Prefeitura através do Deputado Federal Darci de Matos e esperava que o Prefeito cumprisse com sua palavra doando uma caminhonete adaptada a cadeirantes. O Vereador Newton Knabben (Cidadania) solicitou que a Câmara encaminhe um ofício pedindo explicações à TIM pela falta de sinal na rede de celular no dia 13 de julho. A Vereadora Maria Salete Schmoeller Floriano (PSD) informou que usava máscara em casa para proteger sua família devido a sua exposição à Covid-19 em seu trabalho, apesar de ter testado negativo. Ela informou que São Martinho tinha 70 casos confirmados e 12 casos suspeitos de infecção pelo novo corona vírus. Por isso, solicitou que quem apresentasse sintomas, como febre, tosse, dor de cabeça intensa, dor no corpo, dor nas pernas, perda do paladar e olfato, coriza, obstrução nasal, dor no peito, se apresentem no Posto de Saúde para realizar os testes. Também avisou que já houve um óbito e outro paciente segue em UTI. Portanto, instruiu que os pacientes confirmados devem permanecer em isolamento, sem sair de casa e respeitando o distanciamento, ficando em quarentena até ser tirado dela.